Coordenação do Feparq se reúne com direção-geral do Arquivo Nacional

A coordenação do Fórum Nacional de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (Feparq) se reuniu ontem (01/07) com a direção-geral do Arquivo Nacional. O encontro ocorreu na sede do órgão, no Rio de Janeiro.
Durante a reunião, a coordenadora geral e o coordenador executivo do Feparq, professores Clarissa Schmidt e Francisco Cougo, apresentaram à diretora do AN, Mônica Lima e Souza, algumas das principais demandas da comunidade de ensino e pesquisa em Arquivologia.
A coordenadora do Fórum parabenizou a direção-geral do Arquivo Nacional pela retomada do Prêmio Nacional de Arquivologia Maria Odila Fonseca, certame importante para o incentivo à pesquisa na área. Além disso, o Fórum demandou a retomada de iniciativas do Arquivo Nacional no que diz respeito à produção e difusão do conhecimento arquivístico, tanto através da digitalização de acervos importantes para a história da área, quanto por meio da tradução e publicação de obras de referência do campo. Os coordenadores salientaram, ainda, a importância do envolvimento do AN em cursos de qualificação de profissionais da área – inclusive através do uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Em relação às alterações na composição e no lançamento de um novo processo de seleção pública para membros do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), a coordenação do Feparq solicitou à diretora-geral do Arquivo Nacional (que também preside o conselho) que os docentes de Arquivologia voltem a ter um assento permanente e exclusivo no plenário – prerrogativa prevista desde 1994, mas alterada pelo Decreto nº 10.148/2019. A presidenta do Conarq afirmou que considera a demanda legítima e se comprometeu em encaminhá-la às autoridades envolvidas na mudança da legislação.
O Feparq solicitou, ainda, que a secretaria do Conarq realize os trâmites necessários para a nomeação de novo(a) conselheiro(a) – em caráter provisório – representante de instituições de ensino e pesquisa em Arquivologia. Atualmente, o setor conta com apenas um dos dois conselheiros designados para tais vagas.
A coordenação do Feparq pontuou, também, que está à disposição do Arquivo Nacional e do Conselho Nacional de Arquivos para auxiliar na articulação e na efetiva realização da 2ª Conferência Nacional de Arquivos junto às universidades que contam com cursos de Arquivologia. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a etapa nacional da 2ª CNArq deve ocorrer em março de 2026.
Na avaliação dos coordenadores do Fórum Nacional de Ensino e Pesquisa em Arquivologia, a reunião marca uma importante retomada nos diálogos entre o Feparq e o Arquivo Nacional, principal instituição arquivística no país. O Fórum espera que, a partir deste diálogo, haja maior articulação entre o órgão e a comunidade arquivística brasileira.